Facebook

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A maior distância entre o Brasil e a Turquia em "junho 2013" foi a longitude geográfica.

Eu e Vincent estávamos na Turquia em junho deste ano, enquanto acompanhávamos via redes sociais as manifestações no Brasil e lamentávamos estar longe do Brasil em um momento histórico, já há quem fale em “ junho 2013” como referência aos movimentos de rua. No entanto, a nossa surpresa foi encontrar um movimento na Turquia com características bastante semelhantes aos protestos do lado de cá.
Na minha impressão, trata-se de protesto formado , em grande parte, por jovens cibernéticos e não-ativistas de classe média. Eles, são movidos pela onda das redes sociais, não têm liderança organizada e muito menos tratam estrategicamente e complexamente os assuntos políticos.Eles, ou melhor, nós, insatisfeitos sabemos o que não queremos ( “não a corrupção” “não a saúde e educação atual” “não a alta de preço” “não as atuais instituições partidárias” ) mas não sabemos como propor mudanças objetivamente. Ainda assim, não podemos deixar nossas inquietações adormecidas!Ouvi alguém dizer " não sabemos como fazer a sopa, mas sabemos que ela não esta boa".
 Por ultimo, no Brasil assim como na Turquia a maior cobertura dos protestos é realizada pela mídia alternativa ( mídia de rede social ) e a repercussão internacional é enorme. Na França presenciamos manifestações contra o casamento gay, apesar disso, o assunto midiático ali eram as manifestações na Turquia e no Brasil. No interior da Turquia, testemunhamos pessoas locais se referindo aos confrontos no Brasil e quando perguntávamos sobre os problemas na Turquia , diziam “ aqui esta quase tudo em ordem”.
Até o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, comparou a situação turca com a Brasileira. Na opinião de Erdogan,há uma conspiração, manipulada pela imprensa internacional, para minar o desenvolvimento destes países. Por outro lado, quem vai para rua grita contra o conservadorismo religioso do primeiro-ministro. A Turquia é um Estado laico mas, Erdogan tem proposto leis que limitam o consumo de álcool e que proíbem beijos em público. Existe uma diferença importante entre as duas nações : ao contrário do discurso da Dilma, Erdogan condena fortemente os protestos, ao ponto de processar judicialmente médicos e advogados que trabalhem em defesa de feridos e de presos manifestantes.
As fotos abaixo retratam uma marcha no centro de Istambul em direção a praça Taksim , este dia especialmente havia uma enorme comoção contra  mortes de manifestantes curdos, minoria étnica na Turquia.























sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lugares paradísiacos na costa oeste do mar mediterrâneo, Turquia

Vista do hotel localizado no topo do vale das borboletas. Dormimos com barulho de cigarras e cheiro de figo, sensações tão típicas do mediterraneo.




Onde nos hospedamos  no vale da borboleta
















passeio de caiaque em Patara






Sitio arqueológico em Patara


A região de Patara teve o mais importante porto da civilisação Lyciana, há dois mil anos



Pôr do sol visto do farol da cidade histórica


  Cidade submersa em Ilha de Kekova,que há muito tempo sofreu um terremoto, acesso pelo porto de Kaş











Um túmulo entre muitas ruinas submersa em Kaleköy




Kaleköy uma cidade calma e charmosa com ruinas e um castelo bizantino




Porto na cidade de Kaş