Facebook

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mont Saint-Michel, France

" Gigantesca jóia de granito delicada como renda, amontoada de torres e campanários" Guy de Maupassant



Golpeada por marés e ventos furiosos, rodeada por areias movediças e acessível apenas via uma ponte estreita, a abadia de Mont St. Michel ergue-se sobre uma ilha rochosa. Símbolo da Normandia é hoje Património Histórico da Humanidade.    
No século 8 o lugar era apenas um rochedo no meio do mar - um antigo monte funerário celta coberto por florestas. Segundo a lenda, em 708 o bispo Aubert de Avranches foi instruído pelo Arcanjo Miguel a construir um oratório no rochedo.

Crânio de Aubert apresentando uma depressão - local onde o Arcanjo Miguel teria tocado



No século 10, Ricardo I, duque da Normandia, fundou uma abadia beneditina na ilha. Sobre o santuário original, os monges construíram a igreja Notre Dame sous Terre, hoje é a cripta da igreja da abadia românica, iniciada no século 11. A monarquia francesas ganhou interesse em seu potencial estratégico, com isso, foi acrescido 3 níveis monásticos no novo estilo gótico. No alto os monges permaneciam enclausurados na igreja da abadia. 
Embora os peregrinos medievais se arriscassem a ser engolidos pela areia traiçoeira ou ser arrastados pela alta da maré, Mont St.- Michel  se tornou um dos locais de peregrinação mais destacados na França. No século 12 a influência da abadia foi firmada pois foi ali que se deu a negociação de paz entre Luís VII da França e o rei Henrique II da Inglaterra.
Durante a revolução os prédios foram confiscados e transformados em prisão. Em meados do século 19, após um protesto liderado por Victor Hugo, uma restauração foi iniciada. O Arquiteto mudou para là com sua empregada, a lendária Mère Poulard, que se casou com o padeiro e montou um hotel. seu restaurante ao pé do monte está ali até hoje. 
Em 1996 os monges retornaram ao monte e a base beneditina com a vida monástica continua apesar dos 4 milhões de turistas anuais.O monte é o terceiro sitio mais visitado na França. 



Mont Saint-Michel, France 




As pessoas alérgicas a grupos podem pegar um trem até Rennes e depois um ônibus até o Mont Saint Michel . O trem se pega na Gare Montparnasse em Paris e trata-se de um TGV – um trem de alta velocidade. Em duas horas chega-se em Rennes. Em seguida, saia da estação ferroviária e pegue um táxi até a estação rodoviária para embarcar em um dos ônibus que liga Rennes ao Mont Saint Michel. Será aproximadamente mais uma hora de viagem. É puxado, mas é possível fazer  ida e volta no mesmo dia.
Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem:  4 horas.








Informações sobre a comunidade de monges e horários das missas.




O sitio visto do céu é deslumbrante :


Nenhum comentário:

Postar um comentário