Facebook

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Uma ilha para cada dia do ano : Arquipélago de San Blas no Panamá

San Blas é exuberante, um arquipélago formado por 365 ilhas, algumas são tão pequenas que possuem apenas um coqueiro. Mesmo nas maiores giramos 360 graus em toda a ilha sem muito esforço percorrendo suas praias de areias brancas. Os coqueiros verdes, além de contribuírem para o visual paradisíaco, nos permitem beber água de coco fresquinha. Num local aonde falta água doce, água de coco é tão abundante quanto a água potável na "vida urbana". Outra riqueza ofertada por este pedacinho de céu é o mar,dominado por águas transparentes, nos apresenta vários tons de azul e verde de acordo com a intensidade da luz do sol. Não podemos identificar o horizonte facilmente, o azul do céu se junta ao azul do mar e no meio deste infinito avistamos pequenas ilhas verdes! Este lugar é a Kuna Yala (Montanha Kuna). Dentro das ilhas habitam os índios Kunas, trajando roupas extremamente coloridas, chamadas molas, artesanato produzido pelas mulheres. Para quem procura cores vibrantes ali é o melhor lugar do mundo! Nós encontramos, além das cores, o carisma dos Kunas. A população, com mais de 32 mil índios, é organizada politicamente e mantém o domínio administrativo e econômico da província. E mais, lutam pela manutenção da cultura Kuna no território e brigam para continuarem explorando o turismo sem interferência da industria de viagens. Os Kunas que tivemos oportunidade de conversar se mostraram muito patriotas e conhecedores da historia da comunidade. As crianças chegam a escola de barco, aprendem a língua Kuna e o espanhol. Algumas falam inglês e outras línguas, aprendidas com os turistas. Muitos Kunas também vivem e trabalham na cidade do Panamá ou em outros sítios turísticos do pais. Segundo o Kuna que nos guiou, cada criança ganha uma pedaço de ilha de presente, quando nasce, para morar com sua família após o casamento. A montanha localizada no continente é dividida em pequenos terrenos, aonde cada família planta e colhe para subsistência.
Eu, como turista, senti algo contraditório ao conviver com os Kunas, por um lado fiquei feliz ao conhecer uma minoria étnica organizada e  ao contribuir com o turismo, principal fonte de renda da população atualmente. Por outro lado, fiquei triste em "impor" minha cultura urbana a este povo, principalmente ao perceber que alguns Kunas têm o falso conceito, meio magico até, que viver na cidade é melhor.Enquanto os turistas pagam caro para passar alguns dias no paraíso, comer peixe, lagosta, caranguejo e lambem os beiços! Os Kunas preferem trocar o peixe por atum em lata e batata chips ofertados pelos turistas...
Por fim, tento pensar que a troca foi boa para ambas as partes e pretendo voltar um dia a San Blas, tanto para descansar quanto para conviver um pouco mais com a esta cultura tão diferente.






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Por que o Panamá?

Nós não sabíamos  muito sobre o Panamá.Por que escolhemos o Panamá? Tínhamos uma semana livre e uma escala no Panamá, então, resolvemos conhecer parte do pais em seis dias, decisão tão acertada que resolvi contar um pouco sobre nossa experiência.  
    



Bem no centro das duas  Américas, o Panamá está entre o Atlântico e o Pacífico e essa posição geográfica é perfeita para as mercadorias cruzarem o planeta. Os Estados Unidos apoiaram a independência da então província do Panamá da Colômbia, construíram o canal e ganharam os direitos econômicos de sua exploração de 1904 até 1999. Hoje o pais apoia-se no setor de serviços e devido a isenção de impostos atraiu muitos bancos, seguradoras e importadoras. A cidade expandiu para o céus, recebendo o nome de Dubai Latina. Apesar do grande crescimento econômico  podemos perceber as diferenças sociais ao percorrer a Cidade do Panamá. Bairros pobres permanecem nos arredores dos luxuosos arranha céus.

O Panamá tão deslumbrante quanto o restante do caribe com algumas vantagens. O litoral é menos explorado turisticamente! Não há enormes hotéis como na Republica Dominicana, por exemplo. Portanto, o destino é um paraíso para quem gosta de de curtir a natureza sossegadamente. O custo da viagem é pouco salgado, comparado ao México ou a Costa Rica. Os amantes de produtos eletrônicos ou roupas de griffes podem desfrutar do sistema de tax-free do Panamá, suas lojas e shoppings oferecem preços para lá de tentadores! E por ultimo, o Panamá nos oferece um lugar exótico culturalmente: San Blas ,a única província latina americana dominada por índios. Os índios Kunas possuem o poder politico, econômico e administrativo do território.

Onde nos hospedamos na Cidade do Panamá no coração do centro histórico. 



Recomendo o artigo sobre pontos turísticos na Cidade do Panamá no blog destinoprovence

Dicas de compras no Panamá seraqueessepode 












No Canal do Panamá você também encontrará um museu que conta toda a história da construção do canal.



 Causeway é uma "rua" construída no meio do mar






 Casco Viejo.