Facebook

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ilha Grande um pouso obrigatário na Costa Verde!

A costa verde engloba a baía de Sepetiba,a baía de Angra dos Reis e termina no litoral paulista, na baía Santista. A costa  recebe o nome devido a expressiva presença de mata atlântica. Bordada por aproximadamente 360 ilhas montanhosas, cobertas por coqueiros, semeadas por  2000 praias de águas cristalinas.Algumas praias são calmas como piscinas e outras servem de paraíso para o surf. A paisagem se funde com a serra da bocaina abrigando seus picos de até 1700 metros de altitude.







Na minha opinião,  uma parada obrigatória na região é ilha grande, pouso de alguns dias entre o mar e a natureza.O destino possui 193 km²  com 30 km de largura e 95 % da floresta original preservada ,que assim continue pois hoje o sitio é protegido. Neste paraíso não existe carros, prepare as pernas paras trilhas e o estômago para os barcos . A principal atividade econômica da região é o turismo seguido da pesca.
Mas a ilha,hoje sinônimo de tranquilidade, já foi destino de batalhas marítimas entre colonizadores europeus e os índios nativos, tamoios. A ilha  foi também local de isolamento e quarentena para passageiros de navios transatlânticos contaminados com doenças contagiosas. Mesmo no século 20, a ilha serviu de presídio para presos políticos como, Fernando Gabeira, Nelson Rodrigues, Luiz Carlos Prestes, Graciliano Ramos. Os meses passados no presídio da Ilha Grande inspiraram o escritor na suas Memórias do cárcere.

O principal povoado é Abraão, aproximadamente 3000 habitantes, no entanto eu prefiro o sossego de vilarejos como,Parnaioca e Praia-de-Aracatiba


No ultimo fim de semana, 26, 27 e 28 de outubro de 2013, trocamos o barulho e a agitação do Rio de Janeiro pelo sossego de Araçatiba, localizada a uma hora e meia de barco de Angra dos Reis. Fim de semana com exercício físico ao ar livre, descanso e boa comida. Ficamos hospedados em Araçatiba na pousada bemnatural , serve alimentação fresca da horta orgânica e peixes pescados no dia . Alugamos caiaque na pousadacruzoe para chegarmos na lagoa verde e praia da longa . Recomendamos um pousada de um casal muito simpático,Ezequiel e Luciana, chamada  Lagamar localizada no meio da mata e pertinho de uma praia deslumbrante  Itaguaçu. Caminhamos por trilha para Praia vermelha e Gruta-do-Acaia.





















2 comentários: