Facebook

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A maior distância entre o Brasil e a Turquia em "junho 2013" foi a longitude geográfica.

Eu e Vincent estávamos na Turquia em junho deste ano, enquanto acompanhávamos via redes sociais as manifestações no Brasil e lamentávamos estar longe do Brasil em um momento histórico, já há quem fale em “ junho 2013” como referência aos movimentos de rua. No entanto, a nossa surpresa foi encontrar um movimento na Turquia com características bastante semelhantes aos protestos do lado de cá.
Na minha impressão, trata-se de protesto formado , em grande parte, por jovens cibernéticos e não-ativistas de classe média. Eles, são movidos pela onda das redes sociais, não têm liderança organizada e muito menos tratam estrategicamente e complexamente os assuntos políticos.Eles, ou melhor, nós, insatisfeitos sabemos o que não queremos ( “não a corrupção” “não a saúde e educação atual” “não a alta de preço” “não as atuais instituições partidárias” ) mas não sabemos como propor mudanças objetivamente. Ainda assim, não podemos deixar nossas inquietações adormecidas!Ouvi alguém dizer " não sabemos como fazer a sopa, mas sabemos que ela não esta boa".
 Por ultimo, no Brasil assim como na Turquia a maior cobertura dos protestos é realizada pela mídia alternativa ( mídia de rede social ) e a repercussão internacional é enorme. Na França presenciamos manifestações contra o casamento gay, apesar disso, o assunto midiático ali eram as manifestações na Turquia e no Brasil. No interior da Turquia, testemunhamos pessoas locais se referindo aos confrontos no Brasil e quando perguntávamos sobre os problemas na Turquia , diziam “ aqui esta quase tudo em ordem”.
Até o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, comparou a situação turca com a Brasileira. Na opinião de Erdogan,há uma conspiração, manipulada pela imprensa internacional, para minar o desenvolvimento destes países. Por outro lado, quem vai para rua grita contra o conservadorismo religioso do primeiro-ministro. A Turquia é um Estado laico mas, Erdogan tem proposto leis que limitam o consumo de álcool e que proíbem beijos em público. Existe uma diferença importante entre as duas nações : ao contrário do discurso da Dilma, Erdogan condena fortemente os protestos, ao ponto de processar judicialmente médicos e advogados que trabalhem em defesa de feridos e de presos manifestantes.
As fotos abaixo retratam uma marcha no centro de Istambul em direção a praça Taksim , este dia especialmente havia uma enorme comoção contra  mortes de manifestantes curdos, minoria étnica na Turquia.























Nenhum comentário:

Postar um comentário